PROFESSORA UTILIZA APLICATIVO PARA FACILITAR A INCLUSÃO EM SALA DE AULA
Por: Daniela Johner Fogiato- RU:985519-
Jessica Fogiato-RU:1273111- Magda Fernanda Budtinger, RU: 1130884-Patrícia Carolina Mantovani- RU: 910143
Polo: São José do Cedro
Data:14/08/2017
Fonte:
Google, (imagens)
Sabendo
de todas as dificuldades encontradas na inclusão e da necessidade de buscar
meios que possam amenizar as dificuldades nesse processo uma professora de uma
escola municipal de Santa Catarina optou em utilizar um aplicativo que
auxiliasse no processo ensino/aprendizagem em sala de aula. Dessa forma,
observando que seus dois alunos inclusos possuem problemas auditivos, e tendo dificuldade em aprender, necessitava-se de um aplicativo que
favorecesse a interação de ambos em sala de aula, sendo assim, encontrou no
aplicativo ProDeaf, aquilo que necessitava para melhorar as aulas e a interação
dos mesmos.
"Para Ballard (1997), todos os alunos têm o mesmo direito a ter acesso a um currículo culturalmente valioso e em tempo completo, como membros de uma classe escolar e de acordo com sua idade. A educação inclusiva enfatiza a diversidade mais que a semelhança".Levando-se isso em consideração deve-se buscar meios que, primeiramente, façam com que alunos inclusos interagem em sala de aula, mostrando-lhes que não estão ali somente pelo fato da lei exigir a inclusão, mas que estão ali para aprender e interagir no processo ensino/aprendizagem e receberão todo apoio possível para que essa interação acontece da melhor forma possível.
Falar em inclusão de deficientes auditivos é complicado, várias indagações passam pelos docentes, principalmente a forma de se comunicar com os mesmos. O indivíduo que apresenta perda auditiva entre setenta e noventa decibéis é privado das informações auditivas necessárias para perceber e identificar a voz humana. Dificultando, assim, a comunicação no ambiente escolar. (Fernandes,1990),
O aplicativo utilizado por alunos do 4º ano com deficiência auditiva, não sendo utilizado em uma matéria especifica pois ele auxilia em todas.
O maior objetivo é fazer com que o aluno sinta-se independente, pois ele mesmo pode gravar o que a 1ª professora esta explicando pros demais alunos e o boneco traduzir, além disso se o aluno tiver uma dúvida fora da escola sobre os assuntos vistos ele pode voltar no histórico do aplicativo e rever.
A uma desvantagem pois nem todos alunos tem um celular bom para baixar, muitos nem tem o celular dificultando o acesso.
Mas a bastante vantagens pois com esse aplicativo o aluno teria uma melhor interação com os outros colegas que não sabem libras, e até mesmo com sua 2ª professora como diz esse depoimento:
“Olá, gostaria de parabenizar o ProDeaf e acredito que ele deva fazer parte da escola para além de capacitar os professores, promover a inclusão... uso no meu celular com uma aluna deficiente, e mesmo não sabendo libras, estou me comunicando com ela.”
Mônica Padilha, Coord. De escola (SP)
Mas isso vai muito além da sala de aula pois melhora o convívio em casa com seus familiares no seu dia-a-dia se tornando mais independente, e é bom para não somente para pessoas com deficiência mas para outras pessoas se comunicar também.Como diz esse relato de um médico:
“Sou médico e já utilizei o ProDeaf para me comunicar com um paciente surdo, foi uma das experiências mais fantásticas que o Iphone me proporcionou! Parabéns aos desenvolvedores” Diogo Azevedo, medico (GO).

Nenhum comentário:
Postar um comentário